As primeiras atividades da 3ª etapa do Ativamente estão sendo desenvolvidas com sucesso pela turminha do 4º ano C, da Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto. De acordo com a professora Aline Elisabete Machado da Silva, as propostas têm auxiliado no aprendizado geral dos alunos.
Alunos criaram diferentes cenários para suas histórias.
Um dos projetos da 3º etapa, desenvolvido para o 4º ano, trabalha diferentes possibilidades de animação, por meio do uso de recursos digitais em projetos interdisciplinares com Ciências, Artes e Língua Portuguesa, que desenvolvem diversas habilidades de diferentes anos do Ensino Fundamental I.
A professora contou que a atividade “Animando meu desenho” chamou sua atenção. Nesta proposta, os alunos retomam o que foi trabalhado na etapa anterior a respeito da poluição marinha. Depois, criam um desenho e pensam em formas de animá-lo, usando recursos digitais ou não. “Essa proposta chamou mais a minha atenção. Os alunos precisaram confeccionar um cenário com personagens e fantoches para fazer uma apresentação, envolvendo o tema da apostila. Eles fizeram com muita autonomia a atividade toda e depois apresentaram em sala de aula, sem tempo de ensaio e foi um bom trabalho,” disse.
Outra atividade muito bem elaborada e colocada em prática pela turma, onde a professora também aproveitou a parceria com o Ativamente, foi a produção de texto trabalhando o gênero Carta de Reclamação. “Cada aluno fez uma carta de reclamação para a supervisora, dando sugestões de melhorias para a nossa escola. Depois da carta corrigida pela professora e enviada para a supervisora da escola, os alunos digitaram esta carta em e-mail durante a aula do Ativamente e enviaram para o e-mail da supervisora. Assim, pudemos trabalhar o gênero textual e-mail utilizando os recursos do projeto Ativamente”, explicou.
Estudantes esbanjaram criatividade e empenho nesta atividade.
Aline compartilhou ainda que achou as propostas deste ano bem elaboradas e desenvolvidas. Segundo ela, todas as atividades tiveram sequência e objetivos, além de contar com dinâmicas envolvendo mais interação com os alunos. De acordo com a professora, os temas também são encaixados com as habilidades do 4º ano, o que facilita a interdisciplinaridade. “Nós podemos trabalhar em conjunto com os projetos de outras disciplinas, conseguimos planejar e organizar com os monitores as atividades das próximas aulas. Sem contar que a interação e participação dos alunos durante as aulas do programa têm sido muito boas e produtivas, as propostas das atividades têm melhorado a cada dia. Outro fator que melhorou muito foi ter enviado mais computadores para os alunos, com menos computadores eles ficavam mais ociosos”, contou.
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia, todas essas disciplinas também têm sido trabalhadas durante as aulas do Ativamente. “As atividades ficaram em conjunto com os conteúdos de Ciências e Geografia e através de alguns jogos, nós conseguimos desenvolver bem as habilidades da tabuada, leitura e escrita,” apontou a professora.
Por fim, a educadora destacou a importância do uso equilibrado das tecnologias. “É muito importante para a rotina de desenvolvimento dos estudantes, já que os jovens e adolescentes de hoje em dia usam com muita facilidade a tecnologia, porém, muitos não utilizam os recursos disponíveis de uma forma correta. Uma grande maioria desses jovens não sabe fazer uma pesquisa utilizando os recursos digitais, mas o Ativamente e o acesso a esses recursos de forma correta têm auxiliado muito o desenvolvimento tecnológico desses alunos” finalizou.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
Comments