O Ativamente tem dado seus primeiros passos com a turma do 4º ano lá da EMEF Martinho Lutero, em Santa Maria (RS), mas a expectativa com o projeto, segundo a professora Ana Paula Barbosa Colvero e a professora de informática educacional, Bianca da Silva Peres, é grande!
Alunos estão dando os primeiros passos no Ativamente.
Segundo as educadoras, os alunos já realizaram algumas atividades desplugadas. Em uma delas, as professoras criaram um circuito na sala de aula, onde os estudantes deveriam se dividir em duplas, sendo um o programador e o outro o robô. “Primeiro eles desenharam os passos para vencer o circuito, depois, o programador deveria instruir o robô conforme os passos montados para este caminhar e sair no final do circuito”, explicou Ana Paula.
Em uma outra atividade desplugada, as professoras pensaram em uma forma de os alunos entenderem que se a programação tiver um comando errado, o trabalho não dará certo.
“Criamos cartões com atividades do cotidiano, como: momento de escovar os dentes, montar um sanduíche, caminho da escola, hora da merenda na escola. Os estudantes deveriam montar os passos, como eles fazem ou deveriam fazer para executar essas tarefas do dia a dia, pois muitas vezes fazemos tudo no modo automático e sem perceber que são caminhos que percorremos”, contou Bianca.
Turma já começou a explorar a ferramenta Scratch.
Já nos computadores, os estudantes exploraram o Scratch, plataforma que irão trabalhar para a criação de projetos. As educadoras apresentaram os tutoriais do aplicativo e os recursos da ferramenta. Na hora de explorar livremente o Scratch, os alunos surpreenderam as professoras. “Pensamos que eles teriam muita dificuldade de usar os blocos, montar as programações, mas ao contrário do que imaginamos, os estudantes do 4º ano exploraram de forma muito criativa os recursos, descobriram logo como criar personagens, pequenas animações, troca de cenários, atores. Foi uma aula extremamente divertida e prazerosa, tanto para os estudantes, quanto para nós, professoras. Saímos encantadas da aula e os estudantes mais ainda, querendo dar continuidade em casa,” lembrou Ana Paula.
As atividades propostas para o 4º ano têm como tema a Fauna, assunto que geralmente é bem explorado durante todo o percurso da escolaridade dos estudantes. Durante as aulas do Ativamente, as crianças têm se envolvido bastante e, segundo as professoras, a turma demonstra muito entusiasmo com as atividades. Além disso, já é possível perceber que algumas habilidades têm sido potencializadas e auxiliam no aprendizado geral dos alunos. “Vemos habilidades como interação, programação computacional, raciocínio lógico e criatividade, a contribuição é enorme para o aprendizado dos estudantes. O raciocínio lógico é necessário em todas as áreas do conhecimento, perpassa em toda nossa vida e em todas as profissões, assim como a criatividade, que auxilia em toda a vida escolar dos estudantes. Fora que o uso da tecnologia é extremamente importante e motivador para os alunos aprenderem mais e buscarem mais aprendizado”.
As educadoras compartilharam ainda que acreditam na proposta do Ativamente e estão muito empolgadas e motivadas com o projeto. “Percebemos que temos suporte sempre que necessário, o que nos fortalece e tranquiliza para a aplicação do Ativamente. Esperamos dar continuidade no projeto durante este ano e no próximo, introduzir novas turmas e dar cada vez mais autonomia aos estudantes para criarem projetos dentro do Ativamente”, finalizou Ana Paula.
Estudantes aprendem bem depressa a usar a nova ferramenta.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
コメント