Nesta segunda (4), a professora Elaine Cristina Gimenes, educadora no 3º ano A da Escola Municipal Maria Ovidia Junqueira, falou sobre como está se adaptando à nova forma de educar, considerando o impacto da tecnologia no mundo atual.
Crianças concentradas na aula de Aprendizagem Criativa do Ativamente
Elaine se define como uma professora da geração das brincadeiras de rua e, por isso, não tem identificação com as atividades tecnológicas. Mesmo assim, a professora compreende que é preciso se adaptar à nova realidade do mundo, e consequentemente da educação. “Não dá para fugir da realidade e evolução, é inegável a importância das tecnologias em nossas vidas”, reflete Elaine.
Para trabalhar com a tecnologia na educação de forma significativa, tanto para os alunos quanto para ela mesma, Elaine decidiu cocriar com as aulas do Ativamente. “Procuro levar as atividades que desenvolvemos no laboratório de informática do Ativamente para a sala de aula, com um debate, uma produção coletiva e até mesmo com uma adaptação física. Fazendo assim, os alunos ficam bem interessados”, contou a professora.
Outra questão importante que Elaine destacou é que alguns alunos não têm computador em casa e, por isso, as aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente estão sendo especiais para eles. A turma da professora Elaine realizou as quatro primeiras atividades plugadas do método: A Era do Gelo, Colheita, Ajude o Scrat e Mini-Projeto. “Repeti algumas atividades para que ficassem bem fixadas. Eles gostaram mais da atividade 4, onde descobriram como usar alguns recursos, como escrever, como criar personagens etc”, relatou Elaine.
A prática de Elaine é inovadora, pois integra o mundo digital ao físico – ainda que ela possa tê-la criado de forma intuitiva. Vivemos atualmente no mundo pós-digital, quando a tecnologia está presente em nossas vidas sem que fiquemos atentos à sua presença. Ao conectar formas físicas e digitais de desenvolver projetos, a professora trabalha essa questão com leveza e significado, e deixa as suas aulas mais interessantes e divertidas. “Antes de ir para o computador, contei tudo o que ia conhecer. Em sala de aula, criei trilhas semelhantes às das atividades digitais para que eles se familiarizassem com as coordenadas. Além disso, sempre mudo as turmas, para que possam aprender com os colegas que já dominam mais o uso do computador”, finalizou a professora.
O Incrível Livro de Práticas Inspiradoras
Esta prática é o quinto estudo de caso do Incrível Livro de Práticas Inspiradoras. Onde compartilhamos práticas inspiradoras de educador para educador. :)
Acompanhe, inspire-se e compartilhe suas práticas também! A educação é um organismo vivo e coletivo, por isso acreditamos em um trabalho em que todos somos criadores e transformadores. E você está convidado para participar desta experiência criativa. Que tal?!
Comentarios