Estudantes que participam do Ativamente já finalizaram seus projetos da segunda etapa e seguem para a próxima jornada cheia de descobertas aprendizado. A professora Silmara Louise da Silva leciona matemática e acompanha turmas de 8º e 9º anos durante as aulas do Ativamente na Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi. Ela falou como tem sido a experiência com o projeto.
Alunos aprendem e colaboram uns com os outros na execução dos projetos.
De acordo com a professora, os alunos têm se envolvido bastante nas atividades propostas, já que elas oferecem a eles a oportunidade de colocar a mão na massa e enfrentar novos desafios. “Além disso, lidar com equipamentos tecnológicos e sair um pouco da sala de aula também os motiva bastante. Isso mostra que o envolvimento cresce quando as atividades são práticas e estimulantes e quando eles podem experimentar coisas novas fora do comum”, disse.
A educadora falou ainda sobre os temas abordados, que no caso específico da 2º etapa para oitavos e nonos anos, trabalham conceitos de eletrônica e seus componentes, princípios de programação e também horta comunitária e alimentação saudável. “Definitivamente, os temas abordados desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, permitindo-lhes explorar e se relacionar com diferentes realidades que muitas vezes refletem situações do seu dia a dia. Esse tipo de abordagem prática e relevante pode enriquecer significativamente sua compreensão e motivação para aprender”, destacou.
Silmara comentou ainda que é plenamente possível integrar o projeto com outras disciplinas. “A sinergia entre disciplinas pode oferecer perspectivas multidimensionais e preparar os estudantes para enfrentar desafios complexos do mundo real de maneira mais eficaz”, contou.
A educadora também destacou como a colaboração em grupo tem sido significativamente aprimorada durante as atividades. Ela observou que os alunos buscam auxiliar os colegas que enfrentam desafios para concluir as tarefas propostas e que essa capacidade de trabalhar de forma conjunta e solidária não apenas fortalece o ambiente de aprendizado, como também prepara os estudantes para futuras interações profissionais e situações do mundo real, onde a colaboração é essencial para o sucesso.
Bastante observadora e analítica em relação às atividades propostas aos estudantes e aos projetos que eles já entregaram, a professora destaca que, de acordo com suas percepções, há espaço para aprimoramento. “Uma possível oportunidade de melhoria que identifico é a introdução de um elemento mais abrangente, como a elaboração de relatórios ao final das atividades desenvolvidas pelos alunos. Essa adição poderia enriquecer significativamente a experiência de aprendizado, ao proporcionar aos alunos a chance de refletir sobre os conceitos explorados e comunicar suas descobertas de maneira mais completa e estruturada. Isso não apenas consolidaria seu entendimento, mas também os prepararia melhor para desafios futuros, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos temas abordados”, enfatizou.
Educadora destacou a importância da parceria entre tecnologia e educação convencional.
Por fim, Silmara destacou a importância da educação digital nas escolas. “A parceria entre tecnologia e educação convencional molda cidadãos mais adaptáveis, inovadores e aptos a contribuir em uma sociedade cada vez mais digital. Isso os capacita a compreender, utilizar e moldar a tecnologia de maneira positiva, preparando-os para os desafios do futuro”, finalizou.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
Comments